domingo, 7 de setembro de 2008

Menina de Ouro é comédia?

Ontem eu fui na locadora e aluguei "Na Natureza Selvagem", com Emile Hirsch e dirigido por Sean Penn. Filme muito bom, que eu peguei na prateleira de lançamentos da locadora, mas já estou preocupado com o destino desse filme quando deixar de ser lançamento. Sua etiqueta de entrada aqui colada é AV-6327-01, o que indica que mais cedo ou mais tarde esse filme acabar na prateleira de AVentura.

Não que não tenha um ímpeto aventureiro a história de um cara atravessando a América de mochilão, mas daí a chamar de Aventura significa poder colocar do lado de Indiana Jones. Por isso, e entendendo as necessidades do cinema moderno de não se prender a fórmulas antigas, a F.D.P., Fundação Diego Paiva, 24 anos levando seu cachorro para passear, criou as novas classificações de filmes para ser colocados nas prateleiras de todas as locadoras do mundo, em parceria com a Cegos, Surdos e Loucos Inc., que não sabemos direito do que se trata, mas pelo nome deve ser uma instituição que permite deficientes postarem em blogs.

Road Movie - Um ou mais personagens devem ir do ponto A ao ponto B. A história se passa nesse trajeto e termina no ponto B, ou nem isso. Pequena Miss Sunshine, por exemplo.

Cantinho - Filmes de microcosmo, onde o genial "Escola do Riso" ficaria em lugar de destaque. Tá todo mundo preso um único ambiente, como "O Iluminado", o recente "O Nevoeiro", e algum outro filme de terror.

Investigação - Uma categoria perfeita para juntar "O Colecionador de Ossos" com "Fargo". Serviria para todos aqueles que adoram reviravoltas do tipo "O tipo de alga encontrada no intestino do cadáver só é preparada na cidade em seu restaurante, Mark. Você o matou!".

Superação - a categoria preferida da Academia. Não importa se você tem que superar outras pessoas, doenças, paralisia cerebral ou mosntros espaciais. desde que vc sofra muito, mas vença no final, é sucesso na certa. 90% dos filmes do Tom Crusie estão lá.

Zumbis - Vamos combinar, zumbi é uma categoria especial, não pode ficar na prateleira de terror. Afinal, qual a real diferença entre "Madrugada dos Mortos" e aquele filme do Cinema em Casa do SBT em que um adolescente vira um zumbi e "apronta altas confusões"? Nenhuma, né?

Orientais Voadores - Sim, eles precisam saltar bem alto se querem destronar ou reconduzir alguém ao trono. Todas as histórias orientais nessa nova safra de filmes onde pessoas voam tem que ou matar o tirano imperador ou levar ao trono um legítimo herdeiro destronado, não sem antes passar por um treinamento que envolve sabedoria e equilíbrio.

Guerra dos Sexos - Eles vão se matar durante todo o filme, mas sabe que vão ficar juntos no fim. E você ainda chora se assiste na TPM...

Em Busca das Gostosas - Precisa explicar?

Doença terminal - Uma pessoa vai morrer e vive a vida intensamente, nos últimos 60 dias. E você, na outra TPM, chora de novo.

Crianças - A emocionante história centrada e talvez até narrada por ela, tipo "Meu Primeiro Amor", "O ano que meus pais saiu de férias" e "Valentin".

E por assim vai, incluíndo também 'assaltos', 'alienígenas' e coisas que vocês com certeza estão pensando em comentar aí.