sábado, 30 de agosto de 2008

Ereções 2008

Em virtude do horário eleitoral gratuito na internet, estamos cumprindo a Lei n.º. 6.598/04 que obriga os blogs e exibirem um post sobre eleição, e dentro de... sei lá, até a próxima postagem, voltaremos a nossa programação normal.

O Guia F.D.P.

A F.D.P. (Fundação Diego Paiva), 24 anos sempre com as melhores redundâncias há 24 anos, estará lançando hoje um guia definitivo de perguntas e respostas sobre as eleições municipais. Qualquer dúvida que o eleitor ainda tenha pode perguntar nos comentários.

Por que o povo sempre elege o pior candidato?
Porque ainda não vivemos em sua Minhacracia, onde a cada 4 anos perguntamos a você quem deve ser o prefeito. Ou porque se você está lendo isso, provavelmente ninguém imprimiu e você está sentado na frente de um computador, coisa rara nas comunidades mais carentes, onde as pessoas dão dentaduras, ganham votos e a troca é considerada honesta.

Por que essas regras esdrúxulas para a cobertura das eleições via Internet?
A primeira regra, e a mais simples, é: Os velhinhos que fazem as leis não sabem nem responder o SMS das garotas de programa que contratam, o que dirá saber como funciona uma página da internet. Como a lei foi lançada, é como se o candidato não pudesse ter portal, apenas uma página na grande rede. Isso mesmo, os velhinhos criaram a lei sem saber a diferença entre página na web e portal. E pense aqui comigo também. Por muitos anos, a TV foi o maior meio de propagação de candidatos, onde os maiores partidos pegavam as maiores fatias. Aí esses esquerdinhas, veja que absurdo, querem que tenha propaganda num lugar onde não há controle sobre tamanho, onde não podemos ser maioria garantida. Não pode, né?

É possível manipular meu voto?
Urnas eletrônicas não são manipuláveis externamente, mas e internamente? se eles podem saber em quem a gente votou, porque não conseguiriam manipular?

Eles podem saber em quem votamos?
Claro. No dia que você for votar, preste atenção numa cena que você vê em todas as eleições, mas nunca deve ter prestado a atenção. Quando você vota, o mesário digita seu número de título de eleitor em um aparelho, e só depois que você adentra a cabine e escolhe seu candidato. Com a ordem dos canditatos votados mais a ordem dos títulos que entraram para votar, não há mistério.

Em quem você votaria se morasse em São Paulo?
Na Soninha no primeiro turno. No segundo, no Eric

E para que serve um vereador?
Para que serve um sub-síndico?