quarta-feira, 6 de agosto de 2008

As Formigas

Aqui, o primeiro andar de um prédio é totalmente atingível para as formigas de jardim. Elas são grandes o bastante para terem forma, você vê claramente patas, cabeça, corpo... Não são daquelas da piada do pontinho preto, são formigas e estão com fome. Quando você a vê, sabe que é uma formiga.

Elas chegaram aqui atrás de comida, e volta e meia as vejo passar. Para todo o tamanho do meu copo, o que uma formiga carrega é irrisório, mas as formigas são organizadas, elas se comunicam e apontam ao seu próprio formigueiro onde está a comida. Elas seguem o rastro, agem em sociedade. Uma formiga só pode tirar apenas um pedaço invisível. Um formigueiro organizado aos poucos vai levando todo o conteúdo do copo. E dia desses eu vi, as formigas vieram e levaram parte significativa do meu suco de maracujá.

Desde então, fico sempre atento ao meu copo, procurando onde as formigas podem estar. E agora quase sempre, vejo as formigas onde elas não estão. Tenho a impressão que tem uma formiga na parade, e nada. Tem vezes que acho "tem uma aqui", passando na minha calça, e nada. Mas eu sei, ah isso eu sei, elas estão aí, esperando, ou informando no formigueiro onde ir.

Nossa mão, aparentemente forte e poderosa, é capaz de matar uma formiga, mas se nossa pretensa mão poderosa tentar socar o formigueiro, todos sabem o que acontece.A impressão que dá é que podemos acabar com uma ou outra formiga, mas cedo ou tarde, elas vão levar todo o meu suco de maracujá.

O meu e de todo o Rio de Janeiro.